Bem vindos!!!!!!!

Preparem-se para conhecer um mundo diferente, um lugar onde qualquer pensamento será validado, desde que respeitemos o direito de todos, acreditemos que o impossível é possível. Venham, olhem, critiquem, reflitam, aproveitem, pois esse espaço não é pra ser individualizado. Vamos fazer algo coletivo!

sábado, 29 de março de 2008

CARTA DE APOIO AS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

CARTA DE APOIO AS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS

Viemos por meio desta carta demonstrar a nossa indignação com o descaso do poder público municipal e estadual com as bibliotecas comunitárias. Nós jovens usuários destes espaços estamos nesta articulação para lutar pela efetivação de políticas para as bibliotecas e de incentivo ao acesso ao livro e à leitura. A Comissão de Juventude em Defesa das Bibliotecas Comunitárias é formada por jovens usuárias/os das Bibliotecas Prometeu Itinerante e da infanto-juvenil Betty Coelho.

A cidade de Salvador com aproximadamente três milhões de habitantes, dispõe apenas de seis bibliotecas públicas – cinco mantidas pelo governo estadual e uma pela prefeitura de Salvador. É importante ressaltar que além do número extremamente reduzido, essas bibliotecas estão localizadas, na sua maioria, nos bairros nobres e no centro da cidade.

Entendemos que o acesso à leitura é de fundamental importância para a formação sócio-educativa da nossa população, exigimos maior atuação do Poder Público para a elaboração de políticas efetivas para as bibliotecas comunitárias. Facilitando o acesso da nossa juventude à leitura, com incentivo para uma maior atuação política na sociedade.

No dia 12 de Março de 2008 duas bibliotecas comunitárias, que estão situadas no bairro da Boca do Rio, fecharam as suas portas. A primeira, Biblioteca Prometeu Itinerante criada em 22 de Setembro de1994 com a proposta de fomentar o hábito da leitura, através da literatura baiana contemporânea, em vários espaços da cidade, como praças públicas, praias, ônibus, escolas, teatros, faculdades, associações de bairros, entre outros. A segunda foi a Biblioteca Betty Coelho, inaugurada em 12 de Março de 2005, especializada em literatura infanto-juvenil, se utiliza da metodologia de arte-educação para valorizar a oralidade, através de atividades de contação de histórias e recital de poemas.

Declaramos, portanto, o nosso apoio à luta das bibliotecas comunitárias, que tem expressiva importância na formação política, social, literária, artística e intelectual, das pessoas que com as suas atividades se relacionaram e/ou se relacionam. Reforçamos que continuaremos na luta pela reabertura das bibliotecas, pela manutenção das que atualmente funcionam em situação precária. Por fim, convocamos a população a se mobilizar para mudar essa situação perversa, que vai de encontro ao direito básico de acesso a educação e a informação.

Comissão de Juventude em Defesa das Bibliotecas Comunitárias

Contatos:

Geovan Adorno – geobanto@gmail.com (71) 8721-9265

Loran Santos – loransantos1@gmail.com (71) 8819-8454

Jackson Caetano - jackson.caetano@gmail.com (71) 9977-4406