Bem vindos!!!!!!!

Preparem-se para conhecer um mundo diferente, um lugar onde qualquer pensamento será validado, desde que respeitemos o direito de todos, acreditemos que o impossível é possível. Venham, olhem, critiquem, reflitam, aproveitem, pois esse espaço não é pra ser individualizado. Vamos fazer algo coletivo!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Sobre pensamentos....

Acabo de ler o livro “Muito longe de casa: Memórias de um menino soldado” e de assistir o filme “Hotel Ruanda” pela quarta vez. E após a leitura e do filme, me questiono o porquê até hoje não se faz nada para mudar essa realidade tão latente na África, Brasil, Iraque e tantos outros países que têm conflitos, por motivos diversos (falta de educação, dinheiro, respeito ao próximo são alguns dos fatores que nos levam a esta zona de desconforto, e por que não dizer “caos”). Por que assistimos todos os dias às pessoas sendo mortas e não fazemos nada? Quem está vendo as atrocidades que existem na esquina? E de quem será a culpa?

O livro de Ishmaes Beah que me trouxe muita indignação, revela um pouco do drama que é uma criança além de perder seus familiares, ser induzida a matar outros semelhantes. Mostra o sofrimento dos pais e das mães brasileiras que perdem seus filhos na guerra urbana do tráfico de drogas. Mostra que essas pessoas que são assassinadas também são pais e filhos de alguém que se preocupa com eles, mas que não damos conta por não ser nada nosso.

E quando for com os nossos? Sairemos correndo como fez o jovem Ishmael? Perderemos nossas famílias? Não quero incentivar que façamos algo que tenha resultados paliativos, mas que ataquemos de fato a raiz do problema, a sua origem. Que sejamos radicais nessa causa. Pois não dá para ficar vendo toda essa "desgraça" acontecendo e não se mobilizar para transformar tudo isso. Quando vemos as mortes que ocorrem em outros lugares nos dizemos “lá tem guerra”, “olha como aquilo é horrível, nem posso ver”. Nesse momento é que esquecemos que do outro lado do bairro, ou na outra quadra, talvez na rua de trás, alguém morreu numa guerra que não nos damos conta e que acreditamos não existir. Somo livres! E livre é o estado de direito de gozar de tudo o que lhe convêm. Melhor livre é uma palavra que sabemos o que é, mas não sabemos descrever. Mas somos livres... Tomamos cerveja no fim-de-semana, compramos a comida de nossas casas, não damos atenção aos nossos filhos e nos matamos de trabalhar para poder sermos “livres”! Somo sim... podemos até não poder mais sair a noite, pois as a violência está ditando o que temos que fazer, mas temos a liberdade. Liberdade para dizer que somo livres, liberdade para dar a liberdade a outra pessoa. Liberdade para condenar a vizinha que fala demais e até mesmo para falar mal dos preços altos e continuar dizendo que tudo está um caos. Porém nesse caos o que ninguém consegue nos tirar e a nossa “liberdade”, mesmo que depois não possamos nem se quer sair de casa, mas essa ninguém poderá tirar.

Tentado dizer o por que nada é feito para mudar essa realidade colocarei alguns pontos:

* Dinheiro;

* Vontade;

* Benefício para os governantes;

* Morte dos pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário